3 dicas da PNL para se preparar para a prova

24 de outubro de 2019

A PNL tem sido uma grande aliada para os estudos, principalmente para concursos públicos, vestibulares e Enem.

Além de ajudar a memorizar o conteúdo, a Programação Neurolinguística (PNL) ajuda a preparar-se para a hora da prova.

Confira agora 3 dicas de como permanecer clamo e lembrar tudo na hora da prova.

1- A melhor maneira de memorizar

Enquanto você estuda, existem maneiras de memorizar o conteúdo para ficar mais fácil lembrar na hora da prova.

Para memorizar um conteúdo usando a PNL, você pode criar imagens mentais exageradas. Quando se depara com algo exagerado, nosso cérebro entende como uma nova informação importante de ser memorizada.

É assim que acontece o que chamamos de aprendizado rápido. Uma fobia, por exemplo, é um desses casos em que nós passamos por uma situação exagerada (neste caso de perigo) e tiramos um aprendizado para o resto da vida.

Outro exemplo pode ser um encontro especial no qual você sente uma paixão intensa. Assim, você consegue gravar detalhes incomuns, como a roupa que vocês estavam usando ou a música que tocou no momento mais intenso.

Para aplicar esta dica da PNL nos estudos, imagine exageros como imagens engraçadas, ou ainda sons assustadores, que se relacionem com o conteúdo que está sendo estudado.

Por exemplo, lembro-me bem quando meu professor ensinou que a área do círculo é o pirralho, mesmo que nunca mais tenha usado essa fórmula. (pi * erre ao quadrado = pirralho).

2- Preparando com PNL para sua prova

Você passa meses e até anos se preparando para uma prova. Entretanto, esta preparação geralmente envolve estudar tudo o que puder, mas você tem preparado seu emocional?

Entre dicas de alimentação e de meditação, uma muito eficaz e importante é a ponte para o futuro.

Nesta técnica você imagina a si mesmo, vendo de longe, tendo o sucesso que deseja. Neste caso, você estando focado e concentrado durante a prova.

Então, quando está satisfeito com o resultado que vê, você “entra” na cena, assumindo de fato o seu papel. Assim, você vive aquela experiência de estar focado e concentrado enquanto faz sua prova.

As primeiras vezes que fizer esse exercício pode levar um pouco mais de tempo, porém, logo você pega o jeito e quando percebe já está fazendo em questão de 5 minutos ou menos.

Fazer diariamente a ponte para o futuro irá preparar seu inconsciente para se comportar da maneira desejada durante a prova.

3- Lembrando da maneira correta

O simples fato de aplicar as dicas anteriores já vai te ajudar a lembrar do conteúdo estudado, mas se ainda acontecer de esquecer um conteúdo, aqui vai uma dica para usar de última hora.

Os estudos da Programação Neurolinguística indicam que o que ao pensarmos movimentamos nosso globo ocular seguindo um certo padrão.

Apesar de algumas pessoas seguirem um padrão um pouco diferente, estima-se que 90% das pessoas utilizam um mesmo padrão.

Esse padrão é que ao olhar para a esquerda, estamos lembrando de algo do nosso passado, já se olharmos para a direita, é mais provável que estamos criando uma nova informação.

Sendo assim, se você está tentando lembrar de algo que estudou, force-se a olhar para a esquerda, isso irá ajudar a ativar o modo “busca” do seu cérebro e facilitará lembrar do conteúdo.

Na PNL utilizamos muito essa técnica, por exemplo para ajudar pessoas com dificuldade de escrita.

Para memorizar uma gramática correta, escreva a palavra da forma correta em um papel, depois segure o papel no canto esquerdo superior do seu campo de visão.

Pronto, agora jogue fora o papel e tente lembrar da palavra, naturalmente você deverá olhar para o canto esquerdo superior e lembrar a gramática correta, mesmo que se passem meses ou anos.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.