Sisu 2020: Inscrição a partir de 21 de janeiro

20 de janeiro de 2020

As inscrições para o Sisu 2020 serão abertas amanhã, dia 21 de janeiro para 128 instituições públicas, que juntas oferecem 237.000 vagas, por meio das notas do Enem 2019.

Como fazer inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu é realizada no site do MEC, por meio do número de inscrição e a senha do Enem de 2019.

Nota de corte

Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga na página do Sisu as notas de corte, que são as menores para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida. A nota de corte é calculada de acordo com o número de vagas e total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, mas não garante que o estudante seja selecionado pelo sistema.

Ao longo do período das inscrições, o candidato poderá alterar seus dados, mas valerá a última alteração cadastrada no sistema.

Reservas de vagas

As universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu oferecem vagas reservadas para estudantes, que cursaram o ensino médio em escolas públicas; além de algumas disponibilizarem uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

No ato da inscrição, o participante deve optar por uma dessas modalidades, de acordo com seu perfil. Os estudantes concorrem apenas com os demais candidatos que fazem a mesma opção, seja pela ampla concorrência ou por alguma política afirmativa. O sistema selecionará, entre eles, os que obtiveram as melhores notas no Enem de 2019.

Cronograma

  • Conforme o cronograma do Sisu 2020, as inscrições para o Sisu são realizadas de 21 a 26 de janeiro, no site do MEC.
  • No dia 28 de janeiro será divulgado o resultado da seleção.
  • Os estudantes que forem aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
  • Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera. O prazo para se candidatar é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas próprias instituições de ensino, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

Formas para utilizar a nota do Enem 2019

As principais formas de utilizar a nota do Enem são:

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.