Sisu 2018: IFNMG

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

3 de abril de 2017

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG; fundado em 2008 com a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAF); é considerado referência na oferta de educação profissional.

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

Atualmente ele possui sete campi, com oferta de cursos técnicos de nível médio, cursos superiores e pós-graduação.

Campi e Cursos

Campus Almenara

Situado na Rodovia BR 367, Km 07, s/nº, Almenara – MG
http://www.ifnmg.edu.br/almenara  (33) 3508-1106

Cursos oferecidos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gerência em Saúde, Técnico em Informática, Técnico em Zootecnia.

Campus Araçuaí

Situado na Fazenda do Meio Pé da Serra, s/nº, BR 367, Km 278, Araçuaí – MG
http://www.ifnmg.edu.br/aracuai (33) 3731-2389

Cursos oferecidos: Administração, Técnico em Administração, Técnico em Agroecologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental.

Campus Arinos

Situado na Rodovia MG 202, Km 407, Arinos Buritis – MG
http://www.ifnmg.edu.br/arinos    (38) 8409-3471

Cursos oferecidos: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Produção de Grãos.

Campus Januária

Situado na Fazenda São Geraldo, s/nº, Km 06, Januária – MG
http://www.ifnmg.edu.br/januaria     (38) 3629-4600

Cursos oferecidos: Administração, Agronomia, Biologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Física, Matemática, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Campus Montes Claros

Situado na Rua Dois, nº 300, Village do Lago I, Montes Claros – MG
http://www.ifnmg.edu.br/montesclaros    (38) 2103-4141

Cursos oferecidos: Ciência da Computação, Engenharia Química, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho.

Campus Pirapora

Situado na Rua Humberto Mallard, nº 1.355, Bairro Santos Dumont, Pirapora – MG
http://www.ifnmg.edu.br/pirapora    (38) 3749-6950

Administração, Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho.

Campus Salinas

Situado na Fazenda Varginha, Km 02, Rodovia Salinas/Taiobeiras, Salinas – MG
http://www.ifnmg.edu.br/salinas  (38) 3841-7000

Cursos oferecidos: Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Química, Técnico em Administração, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Técnico em Florestas, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Tecnologia em Produção de Cachaça.

Formas de Ingresso IFNMG

Vestibular Tradicional

O Vestibular tradicional é realizado semestralmente e dividido em duas etapas. As provas são constituídas por 30 questões objetivas sobre língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira, mais redação, no primeiro período, e 20 questões objetivas sobre duas disciplinas específicas conforme o curso escolhido, no segundo.

Sistema de Cotas 

De acordo com o Instituto, metade das vagas de Ampla Concorrência do IFNMG são reservadas para seu Sistema de Cotas. Essa porcentagem é dividida entre candidatos oriundos da rede pública; estudantes com renda familiar bruta inferior ou superior a 1,5 salário mínimo e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Sisu e Enem

O Instituto utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso para 50% das vagas oferecidas em cursos de graduação. O Sistema se baseia nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção dos candidatos. O cronograma do processo seletivo é definido pelo Ministério da Educação.

Ensino a Distância 

A Instituição oferece, atualmente, dois cursos técnicos e-Tec e quatro cursos técnicos Profuncionário, por meio da modalidade de Ensino a Distância (EaD). A oferta é via convênio com o Instituto Federal do Paraná e o Instituto conta com sete polos de apoio presencial.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis na diversas Instituição de Ensino Superior brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.