O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar estudantes para universidades públicas do país.
Em 2024, o Sisu terá apenas uma edição, que valerá tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo.
Inscrição Sisu 2024
As inscrições do Sisu 2024 começaram na segunda-feira, dia 22 de janeiro, e terminarão nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 23h59, horário de Brasília.
Leia também:
Os candidatos podem escolher até duas opções de curso ou universidade, e alterá-las quantas vezes quisessem durante o período de inscrição.
A cada madrugada, o MEC divulgou as notas de corte parciais de cada curso, que são as menores notas necessárias para ser aprovado em cada opção.
Resultado
O resultado da chamada regular do Sisu 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro, no site do programa. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula na universidade escolhida entre os dias 1º e 7 de fevereiro.
Lista de Espera Sisu
Os candidatos que não foram aprovados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera, também entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.
A convocação dos candidatos da lista de espera ficou a cargo de cada universidade, que definiu as datas e os critérios de chamada.
Vagas oferecidas
O Sisu 2024 ofereceu 264.360 vagas em 127 universidades, sendo 121.750 vagas destinadas para o sistema de cotas e 19.899 vagas para ações afirmativas das próprias universidades.
O programa teve algumas mudanças nas regras para a adesão por meio de cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Todos os candidatos concorreram, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. Caso não alcançassem as notas nesta modalidade e fizessem parte de algum dos grupos de cotas, aí, sim, entraram na disputa pelo benefício.