Sisu 2021: Há Bônus Regional para a classificação de candidatos?

21 de janeiro de 2021

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2021), que seleciona estudantes pelas notas do Enem 2020, adota bônus regional, em várias Universidades.

O Sisu oferece mais de 230.000 vagas, em diversas universidades públicas, na primeira edição da seleção. Em 2020 foram oferecidas 237.000 vagas em 128 Universidades e Institutos.

Sisu 2021: Bônus Regional

Algumas instituições participantes do Sisu adotam o bônus regional, ou seja acréscimo de 10 a 20% na nota final do Enem, para estudantes das escolas públicas da região, na qual a Instituição é sediada. Os critérios são especificados por meio do termo de adesão da universidade firmado com o MEC.

Quando o candidato se inscreve para curso que tenha bônus regional, adotado pela instituição; o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. Dessa forma é gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Tais informações podem ser conferidas no termo de adesão da Instituição com o MEC.

Há pesos diferentes nas notas do Enem para o Sisu 2021?

As Universidades e Institutos poderão ainda determinar pesos diferentes nas notas do Enem 2020, para cada curso de graduação oferecido.

Como exemplo, o curso de física poderá dar mais peso à nota de Ciências da Natureza. O curso de medicina poderá exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Tais critérios são especificados por meio do termo de adesão da Instituição junto ao MEC.

Reservas de Vagas

As universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes, que cursaram o ensino médio em escolas públicas; de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas); alterada pela Lei nº 13.409/2016. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Inscrição Sisu 2021 

A inscrição para o Sisu 2021 será disponibilizada no site do MEC, e será realizada em abril, após a divulgação do Resultado do Enem 2020, previsto para 29 de março de 2021.

A inscrição será realizada pelo CPF do candidato e com a última senha cadastrada no site do Enem. Veja como recuperar a senha do Enem.

Poderá ser inscrever no Sisu 2021:

  • O estudante que realizou o Enem 2020,
  • O candidato que não zerou a Redação;
  • Que não seja aluno treineiro, ou seja, o candidato que ainda está cursando o Ensino Médio.

Termo de adesão das Universidades ao Sisu 2021

Em breve as Instituições participantes da seleção divulgarão os referidos termos de adesão e nele especificarão os cursos, vagas, modalidades de vagas, pesos das notas do Enem e documentos para realização da matrícula.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.