Sisu 2021: UFES, cursos, vagas e como participar

23 de setembro de 2020

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2017; como única forma de seleção para ingresso de novos estudantes, em seus cursos presenciais de graduação.

Até aderir integralmente ao SiSU, a instituição realizava o vestibular no primeiro semestre; e participava apenas da segunda edição anual do SiSU.

Critérios

Os critérios de classificação são estipulados pela UFES, sendo que o estudante não pode zerar nenhuma das provas do Enem, incluindo a redação.

O candidato que atende a esses critérios ficará apto a concorrer na seletiva, mas deverá conferir o Termo de Adesão ao SiSU, divulgado pela Instituição próximo ao período da inscrição, quais são as provas do Enem com maior peso para o curso escolhido.

Resultado

Os candidatos inscritos no SiSU deverão conferir o resultado divulgado na página do sistema e, se forem selecionados, deverão procurar a UFES para a realização dos procedimentos de efetivação da matrícula.

Os não selecionados na primeira chamada poderão se inscrever, ainda na página do SiSU, na lista de espera, cujas chamadas deverão ser acompanhadas por meio do site da UFES.

Vagas e Cotas

A oferta anual da UFES é de, aproximadamente, 4,5 mil vagas, distribuídas nos cursos de graduação presencial, ministrados nas cidades de Vitória, Alegre e São Mateus. As vagas são distribuídas quase igualmente entre os semestres, no entanto, a edição de primeiro semestre oferta cerca de 100 vagas a mais.

Reserva de vagas

A UFES cumpre a exigência da Lei de Cotas, com reserva de metade das vagas para estudantes que fizeram o Ensino Médio em Escolas públicas. Entre as vagas para cotistas, há porcentagem para os candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A UFES reserva ainda vagas para pessoas com deficiência (PcD).

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.