Sisu 2021: FURG, cursos, vagas e como participar

24 de setembro de 2020

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), situada no Rio Grande do Sul, participa das duas edições anuais do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo o sistema a única forma de de seleção utilizada pela instituição.

Vagas e Cotas

A FURG oferece aproximadamente 2,8 mil vagas por ano por meio do SiSU. Porém, quase todas as vagas são oferecidas na edição do primeiro semestre de cada ano letivo.

As vagas da universidade são oferecidas para os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

A FUR atende as exigências da Lei de Cotas; e destina 50% das vagas oferecidas em cada curso são reservadas para estudantes, que fizeram o ensino médio em escolas públicas; com percentual para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Há ainda vagas específicas para pessoas com deficiência.

Critérios de Seleção

Cada instituição de ensino, que adere ao Sisu utiliza critérios particulares para classificar seus candidatos. Na FURG há a exigência de que o candidato tenha nota mínima de 200 pontos na redação; e de 120 pontos nas provas objetivas do Enem.

Além disso, para cada curso escolhido pelo candidato, os pesos das notas de cada área de conhecimento do Enem são diferente. Veja abaixo:

De acordo com o Termo de Adesão, para cursar Direito na FURG as notas das provas de Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias são as mais importantes, com peso 3 na hora de calcular a média. No caso dos candidatos ao curso de Engenharia Bioquímica as notas mais importantes são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que também têm o peso 3.

Os pesos das provas do Enem, em cada curso, podem ser consultados no Termo de Adesão ao SiSU, disponibilizado no site da FURG, antes do período das inscrições para o sistema. No documento é possível ainda conferir todas as vagas oferecidas; e a distribuição entre sistema universal e de cotas; as notas mínimas exigidas e a localidade de oferta dos cursos.

Resultado

A liberação dos resultados do SiSU é feita pelo MEC na página do SiSU. A matrícula dos candidatos aprovados é realizada na Instituição, que define os procedimento para tal.

Os estudantes que não são convocados na chamada regular podem se cadastrar na lista de espera do SiSU, e o resultado desta etapa será conferido no site da Universidade.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.