Sisu 2021: UFMA, cursos, vagas e como participar

3 de setembro de 2020

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aderiu ao SiSU em 2010, com oferta de vagas, nas duas edições da seleção, que são realizadas geralmente nos meses de janeiro e junho.

Campi

A Universidade oferece vagas para os campi de Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís, por meio das notas do Enem.

Vagas e cursos

Geralmente, ela oferece mais de 5 mil vagas nos dois semestres letivos, em diversos cursos de graduação. Na edição de 2020.2 SiSU, por exemplo, a oferta da UFMA foi de 3.363 vagas, em 80 cursos de graduação, sendo, 140 oportunidades para Medicina.

Cursos que não participam do Sisu

A UFMA aprovou exceções para a realização de editais com provas específicas nos cursos de:

  • Licenciatura em Educação do Campo (Bacabal);
  • Licenciatura em Letras Libras (São Luís);
  • Licenciatura em Música (São Luís), para o qual o candidato deverá ter realizado o último Enem e ser selecionado no Teste de Habilidade Específica (THE).

Notas e pesos

Para concorrer a um curso da UFMA por meio do SiSU é necessário se inscrever nas duas edições, que geralmente acontecem em janeiro e junho, por meio do site do MEC.

Para a edição de 2021, a inscrição será em período diferente, pois o resultado do Enem 2020 será divulgado em 29 de março de 2021.

A Instituição não exige nota mínima no Enem para os candidatos se inscreverem, mas é necessário não ter obtido pontuação zero em nenhuma das provas do Exame, incluindo a redação.

Cotas

A Universidade cumpre o exigido na lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio, em escola pública com renda de até 1,5 salário mínimo; e independentemente de Renda, subdividida em autodeclarados pretos, pardos e indígenas e não autodeclarados. A vaga para candidatos com deficiência será ofertada nas subcategorias de egressos de escola pública (L9, L11, L13 e L15).

Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não terão direito a concorrer por meio de cota.

Bonificação

Atualmente, a Universidade adota a política de bonificação com acréscimo de 20% (vinte por cento) na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que concorrem na Ampla Concorrência (SiSU); e que cursaram o 9º (nono) ano e as três séries do Ensino Médio em escolas, localizadas no Estado do Maranhão, de acordo com a Resolução CONSEPE-UFMA nº 1.653/2017.

Resultado

O resultado da primeira chamada é divulgado pelo próprio sistema do Sisu, com as respectivas datas de matrículas dos candidatos

Após o resultado da 1ª chamada, o candidato não aprovado no Sisu, que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFMA deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema; ao se inscrever dentro dos prazos determinados no próprio site da seleção.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.