Sisu 2021: UFSM, cursos, vagas e como participar

6 de outubro de 2020

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aderiu ao Sisu em 2016, e passou a oferecer a maioria de seus cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em ingressar nos cursos presenciais da UFSM precisam realizar as provas mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e depois se inscrever para a seleção.

Cursos e vagas

A UFSM oferece vagas nas duas edições anuais do Sistema, no 1º e 2º semestres e totalizam quase 5.000 oportunidades. Alguns cursos são ofertados nas duas edições do SiSU, enquanto outros ofertam vagas apenas no primeiro ou no segundo semestre.

Apenas os cursos na modalidade educação a distância (EaD) e aqueles que exigem a aplicação de teste de habilidade específica (THE), como é o caso dos cursos de Música e Dança, não oferecem vagas por meio do SiSU.

Cotas

No SiSU 2020/1, por exemplo, a UFSM ofertou 3.416 vagas, as quais foram distribuídas em 89 cursos presenciais. Na edição do 2º semestre foram 1.584 vagas distribuídas entre 40 graduações.

Os cursos da UFSM são oferecidos no campus sede, em Santa Maria, e nos campi em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

A UFSM destina metade de suas vagas para candidatos beneficiados pela Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas, que determina que 50% das sejam reservadas para estudantes, que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcD).

Notas e Pesos

A Universidade estabelece notas mínimas e pesos diferentes para cada prova do Enem, conforme o curso concorrido. Os pesos podem ser consultados no Termo de Adesão com o MEC.

Para o curso de Medicina, por exemplo, as cinco provas possuem peso um, mas é necessário ter nota mínima de 600 em cada uma delas.

Resultado

A lista de aprovados na UFSM pelo SiSU é divulgada no próprio site do sistema do Sisu; e as matrículas são realizadas presencialmente na universidade.

O candidato não aprovado na primeira chamada, que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da Federal de Santa Maria deverá manifestar interesse em participar da Lista de Espera do SiSU.

As chamadas subsequentes serão divulgadas pela própria UFSM, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.