Por que vale a pena fazer a gestão de redes sociais para profissionais de saúde

6 de outubro de 2020

De uns tempos para cá, temos observado cada vez mais a presença de profissionais de saúde em redes sociais, e por que isso?

Principalmente porque as redes sociais fazem parte do dia a dia dos pacientes, sendo um ótimo canal para interagir com seu público, compartilhar novidades, responder perguntas, etc.

E quanto maior for o engajamento, maiores as chances de alcançarem novos clientes e gerar ainda mais satisfação entre seus clientes atuais.

Caso você seja um profissional de saúde e ainda não está presente nas redes sociais, tenha em mente que pode estar perdendo muitas oportunidades.

E é justamente sobre isso que vamos tratar aqui: a importância de fazer a gestão de redes sociais para profissionais de saúde.

As redes sociais para profissionais de saúde: será que vale a pena?

As redes sociais se tornaram uma das plataformas mais utilizadas para se fazer conhecer.

Hoje, ter um perfil no Facebook, Instagram ou YouTube é quase que uma condição obrigatória para qualquer profissional, e os médicos não são diferentes.

As redes sociais ajudam a responder às necessidades da maioria dos usuários, seja em questão de comunicação, divertimento e lazer. Agora, qual é a importância para os profissionais de saúde?

Muitos médicos se fazem essa mesma pergunta, e provavelmente você já deve ter se perguntado em algum momento.

Veja a seguir quais os principais pontos positivos.

Conheça os prós de gestão de redes sociais para profissionais de saúde

Separamos aqui apenas algumas vantagens pelas quais os profissionais de saúde devem fazer uma gestão de redes sociais:

1.Gerar engajamento

O próprio formato das redes sociais, por si só, já gera engajamento entre você e seus pacientes.

Mas lembre-se que é importante estar sempre em contato, respondendo aos comentários e solucionando dúvidas.

2.Compartilhar conhecimento

As pessoas estão a cada dia mais preocupadas com questões de saúde, e para isso buscam informações nas redes sociais.

E você, enquanto especialista de saúde, pode utilizar as redes sociais para compartilhar seu conhecimento e manter as pessoas informadas.

Sempre ressaltando que, uma dúvida esclarecida na sua rede social, de forma alguma substitui uma consulta presencial, mas é uma ótima ferramenta para que novos pacientes cheguem até você.

3.Fortalecer a marca

As redes sociais ajudam bastante para fortalecer a imagem do profissional médico.

Por isso, é importante desenvolver uma relação de confiança nos usuários.

Nesse sentido, quanto mais seus pacientes considerarem você como uma pessoa próxima e que está ali para ajudá-los, mais confiança terão.

4.Reforçar sua autoridade

Uma outra vantagem da gestão de redes sociais para médicos é que permite reforçar sua autoridade enquanto especialista em uma área.

À medida que você alcance um certo nível de diálogo e de influência entre os usuários (e seu conteúdo começa a atingir outras pessoas), seu nível de reconhecimento e autoridade aumentarão também.

Embora existam hoje algumas plataformas específicas para médicos divulgarem seu consultório, por exemplo, nem sempre os resultados acontecem.

Isso porque há uma forte concorrência no mercado e sem falar que, para aparecer nessas plataformas, deverá investir um pouco mais.

Mais uma razão para começar a fazer hoje a gestão de redes sociais para a sua especialidade médica.

A gestão de redes sociais para profissionais de saúde dá resultado?

Sim, dá resultado, desde que você utilize as estratégias certas para cada uma das redes sociais em que está presente.

Se você quer realmente obter resultado, tenha em mente que é preciso investir tempo e trabalho.

Você precisa criar um conteúdo de qualidade de forma a atrair a audiência que deseja alcançar. Além disso, é essencial que acompanhe e leia todos os comentários regularmente.

Vale lembrar também que existe uma grande concorrência nas redes sociais, não apenas de outros profissionais de saúde, mas de celebridades, marcas da moda, etc.

Por isso ainda é mais importante que seu conteúdo seja o melhor e o mais diferencial possível.

Especialistas em marketing aconselham que médicos que desejem um melhor posicionamento no Google, não podem deixar de investir na criação de um site, juntamente com suas redes sociais.

É claro que as redes sociais são uma excelente maneira de melhorar sua reputação enquanto médico, mas ao combinar essa estratégia com um site, irá aumentar consideravelmente suas taxas de conversão e retenção de pacientes.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.