Sisu 2021: UFU, cursos, vagas e como participar

9 de setembro de 2020

A UFU (Universidade Federal de Uberlândia) participa somente da edição do primeiro semestre do SiSU, cujas inscrições são realizadas, após a divulgação do resultado do Enem na página do SiSU. No segundo semestre, a UFU realiza seu vestibular tradicional.

Vagas e Cotas

São oferecidas no SiSU aproximadamente 3 mil vagas para os cursos de graduação da UFU com ingresso no primeiro semestre. Os cursos são oferecidos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

A UFU adota a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas oferecidas no SiSU são destinadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas; com percentual para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

O único curso da UFU que não participa do SiSU é a graduação em Música, pois exige Teste de Habilidade Específica (THE); sendo seu ingresso feito exclusivamente pelo Vestibular.

Nota mínima e pesos

Cada instituição de ensino possui seus critérios para a seleção pelo SiSU; e a UFU exige que os candidatos não tenham tirado nota zero na redação.

A UFU também não adota pesos diferentes para as provas do Enem em seus cursos, pois todas as provas (as quatro objetivas e a redação) possuem a mesma importância para o cálculo da média do Enem.

Os candidatos que desejam ter mais informações sobre as ofertas dos cursos podem consultar o Termo de Adesão, cujas instituições ensino que desejam participar do SiSU divulgam o documento, em seus sites para informar os candidatos sobre as notas mínimas e pesos.

Cursos mais concorridos

Entre os cursos mais disputados da UFU no SiSU estão Medicina e as diversas Engenharias. Confiram abaixo as 10 maiores notas de corte no SiSU:

  1. Medicina: nota de corte acima de 780 pontos;
  2. Engenharia de Computação: nota de corte acima de 770;
  3. Engenharia Biomédica: nota de corte acima de 770;
  4. Engenharia Mecânica: nota de corte acima de 760;
  5. Engenharia Aeronáutica: nota de corte acima de 760;
  6. Engenharia Mecatrônica: nota de corte acima de 760;
  7. Engenharia Química: nota de corte acima de 750;
  8. Engenharia Elétrica: nota de corte acima de 750;
  9. Engenharia de Controle e Automação: nota de corte acima de 750;
  10. Engenharia Civil: nota de corte acima de 750.

Resultado

O resultado da seleção é divulgado pelo MEC e os candidatos aprovados devem verificar junto a Universidade para se informar sobre todo o processo de matrícula.

O candidato que não foi convocado na primeira chamada pode se cadastrar na lista de espera do SiSU, no mesmo site onde foram realizadas as inscrições; além de acompanhar as convocações que, a partir da segunda chamada, são realizadas pelas universidades.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.