UFPE manterá o bônus regional para o Sisu 2021

11 de fevereiro de 2021

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) manterá o Argumento de Inclusão Regional no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/MEC 2021, destinado aos alunos pernambucanos.

A UFPE ofertará o total de 6.982 vagas para o Sisu 2021, distribuídas nas três unidades do estado.  A inscrição para o Sisu 2021 será a partir de 6 de abril, de acordo com a previsão do MEC.

Bônus Regional UFPE Sisu 2021

De acordo com a UFPE, a política inclusiva é válida para ingresso em todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do Campus Recife. O bônus beneficia os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco, com acréscimo de 10% na nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Argumento de Inclusão Regional objetiva estimular o ingresso à UFPE pelos/as estudantes, que estudaram e concluíram todo o ensino médio em Pernambuco. Veja abaixo como é a concessão do bônus:

  • Para os cursos dos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA) e de Vitória (CAV), aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões do Agreste e da Zona da Mata pernambucanos (conforme identificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE);
  • Para o curso de Medicina do Campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco. Essa condição deverá ser comprovada mediante documentação no ato da matrícula.

Os referidos estudantes terão um acréscimo de 10% na nota final do Enem, que será obtida por uma média ponderada das notas das provas realizadas (provas objetivas e prova de redação), de acordo com o Termo de Adesão e a resolução específica do Cepe que define os pesos e as notas mínimas. O acréscimo terá efeito apenas classificatório, não sendo levado em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios.

Cotas UFPE Sisu 2021

Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do Argumento de Inclusão Regional, quanto da política de reserva de vagas para cotistas, definida na lei nº 12.711/2012, deverão optar, no momento da inscrição, por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.