Como manter o foco nos estudos

20 de fevereiro de 2020

Reverter os hábitos, às vezes, é fundamental para conseguirmos ter foco nos estudos. Em nossa rotina, nos deparamos diversas vezes com pessoas que transitam para nos pedir favor, parar pra conversar, tomar um lanche. Essas interrupções precisam acabar, pois, quem busca aprovação, precisa estabelecer metas, cronogramas e, sobretudo, mudança de hábitos.

Além disso, em casa também sempre encontramos distrações que nos fazem procrastinar. Tudo isso precisa ser melhor trabalhado com força de vontade. Por isso, aqui separamos alguns conselhos que farão diferença no seu dia a dia de estudante!

Foco nos estudos

Mantenha o seu material organizado

Procurar livros e apostilas perdidos pode ser uma tarefa estressante. Por isso, mantenha-os guardados sempre no mesmo lugar. Além disso, invista em um material versátil como ferramentas de marca texto e marca páginas, para nunca perder tempo buscando onde parou o seu último capítulo estudado e fazer tópicos objetivos no caderno.

Guarde bem suas canetas, lápis, borracha e outros materiais para não gastar mais tempo e dinheiro adquirindo outros. Pequenos hábitos como esse, evitam futuras frustrações e desatenções na hora de estudar. Além disso, manter o material organizado evita possíveis procrastinações e desistência precoce dos estudos.

Afaste-se das distrações

Estudar em casa nem sempre é recomendável, justamente porque temos à nossa disposição uma belíssima geladeira cheia de guloseimas, vídeo game, televisão e séries. A gente sabe que quando tudo isso está ao nosso alcance, dificilmente conseguimos concentrar, até porque a ansiedade é uma chave mestra pra buscarmos a distração quando estamos tensos.

Além disso, procure deixar o celular para outras horas. Sabemos que a tecnologia hoje trabalha a favor da educação prática, mas cumprindo adequadamente o cronograma de estudos para não distrair. Até porque, no mesmo dispositivo que se tem conteúdo de estudos, tem também redes sociais, certo? Foco na matéria!

Não tenha vergonha de perguntar

Converse com as pessoas após a aula sempre que não entender a matéria. Não deixe para depois algo que ficou em dúvida, pois você pode demorar para achar as respostas. Procure grupos de facebook, whatsapp e esteja sempre em discussão com seus colegas para sanar dúvidas que ficaram durante a aula.

Não tenha vergonha também de procurar o professor. Com a matéria em dia, fica mais fácil retomar os estudos depois!

Defina prioridades

Faça um cronograma com as disciplinas que mais são cobradas no vestibular ou concurso que você está tentando e dedique um tempo maior a elas. Com disciplina tudo dependerá apenas de você.

Além disso, escolha um lugar de sua preferência para cumprir este cronograma. Nunca recomendamos a própria casa, pois, como dito acima, as chances de distrair são grandes. E além do mais, em bibliotecas e bistrôs, a autocobrança do foco é comprovadamente maior, pois, obviamente, não tem o que te distrair a ponto de tomar mais do que o tempo necessário para estudar.

Com foco e perseverança, você alcançará certamente os seus objetivos, certo? Por isso, use e abuse das nossas dicas e faça de toda a recomendação um hábito! O resultado da disciplina você verá em breve! Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus amigos esta experiência e faça parte dos campeões!

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.