Dicas de estudo: como se preparar para vestibulares e concursos

13 de fevereiro de 2020

Se você está naquele momento “não passei no Enem, e agora?” este artigo foi feito pra você. O Carnaval já acabou e o ano começa, enfim, então é chegada a hora de arregaçar as mangas e iniciar seu projeto de estudos, de olho nas próximas oportunidades. A seguir você poderá conferir algumas dicas de estudo que te ajudarão a reorganizar seus planos e garantir um melhor desempenho em suas provas. 

Para começo de conversa, não precisa se desesperar. Se não conseguiu ser aprovado no Enem saiba que existem outras possibilidades nas quais você pode destinar o seu foco. O importante é ter um bom plano de estudos para você se sair bem, seja no Enem, no vestibular ou em concursos e outras avaliações e processos seletivos. Vamos lá?

dicas de estudo

Organizando seus estudos

Algumas mudanças simples podem ajudar muito na hora de parar para estudar. Segundo alguns especialistas, pequenas ações podem auxiliar bastante a manter o foco e ajudar na memorização como utilizar materiais impressos e estudar antes de dormir, por exemplo. Confira abaixo as dicas de estudo que preparamos para você e comece hoje mesmo a planejar seus próximos passos rumo à sua vida acadêmica ou profissional.   

Limpe sua mesa

A organização é fundamental para iniciar suas tarefas de estudo. Escolha como local de estudo um lugar agradável e reservado onde você tenha espaço para dispor todo seu material com o intuito dele estar sempre disponível e fácil de ser encontrado, o que ajudará bastante na medida em que você aumentar a sua carga de estudos. A escolha de uma cadeira confortável também é fundamental, uma vez que você deverá passar várias horas na mesma posição, não é mesmo? A escolha de uma iluminação adequada é igualmente importante a fim de evitar cansar sua visão à toa. São pequenos detalhes como esses que fazem toda a diferença!

Estabeleça horários 

Uma das dicas de estudo mais importante, que serve como ponto de partida para seu cronograma de estudos, é estabelecer horários em que você possa se dedicar exclusivamente às suas leituras. Escolha os dias e turnos disponíveis, avaliando as melhores condições para estudar como, por exemplo, horários em que você possa ficar sozinho sem ser interrompido ou que você identifique como seu ápice de concentração. Alguns percebem que rendem mais pela manhã, outros à noite, então é importante avaliar qual horário oferece um melhor rendimento para você. Não se esqueça de reservar alguns momentos para realizar pequenos intervalos, evitando a fadiga. Busque cumprir os horários definidos com o objetivo de criar uma rotina!

Evite distrações

Outra de nossas dicas de estudo diz respeito à importância de manter o foco e a concentração sem distrações à volta. Se você gosta de escutar música enquanto estuda, prefira sonoridades suaves que não interfiram e chamem a sua atenção. Nada de televisão ligada também. Evite deixar o celular muito próximo para que você não caia na tentação de ficar respondendo mensagens ou navegando nas redes sociais enquanto estuda, o melhor é colocá-lo no silencioso durante algumas horas. Caso você esteja utilizando o computador, feche todas as abas e desligue o wi-fi, se possível, para evitar perder seu foco ao entrar na internet. 

Organize os conteúdos

Uma tarefa imprescindível é organizar os materiais a serem estudados, priorizando aqueles que são mais difíceis para o começo de sua sessão de estudos, deixando os mais fáceis para quando você estiver mais cansado. Assim você direciona uma maior energia para os conteúdos que exigem mais de você, deixando para depois aqueles com os quais você tem maior familiaridade. Das dicas de estudo essa é a mais desafiadora, pois é necessário ser bem realista em relação às suas dificuldades. Então avalie com atenção para evitar aborrecimentos depois.

Realize simulados

Ao organizar os conteúdos você também pode intercalar com pequenos simulados, com o objetivo de melhor fixar os temas estudados e garantir melhores resultados no futuro. Sendo assim, busque pesquisar sobre provas anteriores para você ficar por dentro da estrutura e grau de dificuldade antes de realizar a prova verdadeira. Na internet você também pode encontrar sites e blogs que oferecem esses tipos de simulados. A questão aqui é se familiarizar com as avaliações para que no futuro você fique mais tranquilo durante as provas.    

Estabeleça pequenas recompensas

Essa é uma técnica muito boa de motivação para você utilizar em seu dia a dia. É uma das dicas de estudo mais simples e prazerosa de ser cumprida, com certeza! Portanto, faça uma lista de algumas recompensas a serem aproveitas depois de alcançados os seus objetivos. Assim, após cada sessão de estudo cumprida, permita se presentear pelo esforço feito. Vale assistir a um filme, a sua série favorita, sair para dar uma volta com um amigo, fazer um lanche bem gostoso, comer uma sobremesa ou apenas relaxar brincando com seu cão ou gato. Porém a recompensa só é válida se você cumpriu seus objetivos de estudo, ok?

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.