Os desafios do SUS para o futuro

1 de abril de 2019

Um sistema de saúde pública tão complexo como o SUS é difícil de ser entendido e principalmente gerido, já que precisa atender toda a população de forma igualitária e de preferência com urgência.

Cumprir o objetivo de atender toda a população é uma tarefa árdua e sabemos que atualmente não tem sido tão eficiente, já que vez ou outra percebemos pessoas insatisfeitas com os atendimentos e serviços oferecidos.

Seja apenas em um estado ou em todo o país, a tarefa de gerenciar algo de tamanha proporção é muito difícil. Com 26 anos de existência, o SUS já obteve muitas conquistas, mas ainda existem muitos desafios a serem escalados para os próximos anos.

Sabendo que já tivemos avanços mais ainda precisamos de muito mais, o que esperar do SUS no futuro?

Desafios do SUS para o futuro

O que há de se esperar, é a melhoria e resolução de alguns problemas existentes atualmente, onde podemos destacar:

1 – Falta de médicos

Um dos recordes de reclamação é a falta de médicos, as pessoas precisam esperar horas nas filas já que muitas vezes em um grande posto de saúde tem apenas um ou dois médicos para atender, o que é insuficiente para a demanda.

Esse é um dos problemas que precisa ser resolvido para o futuro, para melhorar o atendimento e gestão do SUS.

2 – Falta de leitos

Outro grande problema do SUS é a falta de leitos suficientes para atender todos os enfermos que precisam de intervenção hospitalar. Muitas pessoas precisam ser internadas, mas não conseguem por falta de disponibilidade de leitos.

Algo bastante regular é a reclamação realizada sobre as esperas nas filas dos corredores, nas quais as pessoas aguardam uma vaga para conseguir realizar sua internação. Resolver esse desafio é um dos passos mais importantes para melhora na qualidade do serviço oferecido à população.

3 – Urgência e emergência

Ao precisar marcar quaisquer exames ou procedimentos com urgência, a pessoa encontra problemas com as datas disponíveis, pois é comum que se estendam por meses ou até anos.
Esse é um problema sério, uma vez que, por má gestão, falta de equipamentos e profissionais qualificados, as filas se estendem sem que o cidadão consiga a realização de seus exames com a urgência que fora solicitada, prejudicando assim a sua saúde.

4 – Grandes filas

Esse é um problema que se encaixa em todos os outros 3 acimas. As filas necessitam de uma diminuição, mas o problema só poderá ser resolvido com um aumento na verba para a contratação de mais profissionais, compra de máquinas de exames, entre outras necessidades.

A espera nas filas dos postos de atendimento do SUS, acabam por prejudicar a saúde de muitas pessoas, que em alguns casos, vão até a óbito, devido à demora para conseguir tratamento.

5 – Mal atendimento

Precisamos esperar para o futuro do SUS também uma grande melhoria no atendimento, já que hoje muitos funcionários despreparados tratam mal e age com descaso com os pacientes.
Visando contornar essa situação, é recomendável que o paciente tenha o Cartão digital do Sistema Único de Saúde, pois através do Cartão SUS o paciente tem seu atendimento facilitado, obtém maior facilidade para agendar consultas de exames, possibilita o acesso a diversas informações básicas que são importantes para a saúde do paciente, como quais remédios o mesmo faz uso, se o paciente tem alergia a algum medicamento, quais exames já forma realizados pelo paciente anteriormente.

Depois de todos esses pontos expostos aqui neste artigo, aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe conosco a sua opinião quanto ao que você espera do SUS para o futuro e quais suas sugestões para melhoria.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.