Dicas para que crianças aprendam matemática

22 de agosto de 2019

Muitas crianças acham que a matemática é uma coisa muito difícil e chata de aprender não é mesmo? Então cabe a nós facilitarmos essa tarefa e transformarmos em algo divertido e criativo.

Para atingir esse objetivo, é importante que além de usar atividades de matemática que envolvam muitas cores e desenhos, também façamos uso de brincadeiras em que as crianças possam aprender de maneira simples e descontraída.

Facilitar o aprendizado de matemática de maneira leve e descontraída, fará com que as crianças aprendam a olhar a matéria como algo que não é ruim, e sim como uma atividade muito útil em diferentes ambientes.

Brincadeiras para aprender matemática

Atividades que separem itens por quantidade e grupo

Uma atividade apropriada para facilitar o aprendizado de matemática das crianças é levá-las a classificar algumas coisas, uma boa alternativa é colocar uvas, bolinhas ou outros itens, de cores diferentes, como exemplo, roxo e verde em um recipiente. A ideia é que as crianças classifiquem os dois tipos de acordo com o seu grupo e a quantidade de cada um.

Noção de peso

Motive as crianças a adivinhar o peso de um objeto ou animal e depois ensine como pesar algo. Essa atividade, além de facilitar a noção sobre matemática, é muito divertida.

Jogar os dados

Este jogo consiste em jogar dois dados e perguntar às crianças qual número está na base de cada um e qual é maior do que o outro. No começo, elas demoram um pouco para responder, uma vez que estão estimulando o raciocínio, mas logo elas saberão imediatamente como responder.

Adivinha um número 

A ideia é que a criança pense num número e em algumas pistas para que os pais descubram de qual número se trata, e em seguida os pais invertam o papel com a criança, para que a mesma estimule a criatividade e também tenha o prazer de acertar.

Local adequado

Um conselho apropriado para facilitar o aprendizado de matemática das crianças é proporcionar-lhes um ambiente adequado, onde elas tenham todas as ferramentas para estudar e se concentrar.

Dominó 

Este jogo pode ser praticado em família, é apropriado que as crianças reconheçam os números através dos pontos fornecidos em cada uma das peças. A ideia é ter um tempo divertido, mas ao mesmo tempo facilitar o processo de aprendizagem. Claro que a criança poderá não aprender um jogo como um adulto, mas a ideia é que os pais a coloque como parceira no jogo.

Ordenar por tamanhos ou cores 

Esta atividade consiste em fazer com que os filhos contem e classifiquem elementos diferentes, procurando sempre agrupar aqueles que têm o mesmo tamanho ou cor.

Isso pode ser feito de maneira simples, no momento de fazer a refeição, perguntar quantos ovos serão preparados ou quantos pratos serão necessários para servir a comida.

Formatos geométricos

No caso da geometria, diferentes elementos que se assemelham a figuras geométricas podem ser usados, para que eles aprendam a reconhecê-los. Como exemplo, dois quadrados, um circulo, quatro triângulos.

Assim as crianças ao brincar poderão contar e ao mesmo tempo identificar diferentes tipos de formas geométricas.

Gosto das nossas dicas? Faça da matemática uma prática divertida!!!

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.