Dicas para que as crianças aprendam outros idiomas

3 de setembro de 2019

Aprender uma língua estrangeira desde cedo pode resultar em grandes frutos no futuro. Além de estimular o cérebro das crianças, entrar em contato com outros idiomas nos 10 primeiros anos de vida é um processo divertido e que na maioria das vezes as entretêm.

Há algumas dicas fundamentais para tornar o processo ainda mais legal para as crianças e, dessa maneira, fazer com que elas aprendam outros idiomas da maneira mais natural possível.

Jogos divertidos são uma ótima opção

São vários jogos educativos e sem classificação de idade que são ideais para as crianças aprenderem outros idiomas. No caso do inglês, por exemplo, que tal jogar Mario Kart com o seu filho com o jogo na linguagem desse idioma para compreender as primeiras palavras?

Pode parecer pouco, mas compreender palavras como “race”, “start”, “lap” e coisas do tipo é importante para a criança começar a se aclimatar com outros idiomas.

Games de videogames portáteis como o Nintendo Switch é uma ótima opção, com jogos como Minecraft, Super Mario Odyssey, LEGO City Undercover e tantos outros que são divertidos para as crianças.

Desperte o interesse pelo idioma através de outros entretenimentos

Além dos jogos, há diversas outras formas de entretenimento que são ideais para o processo de aprendizado da criança. Uma delas é através da música. Seja inglês, espanhol, francês ou outro idioma, colocar músicas com línguas estrangeiras para tocar ajuda muito no processo.

Através da música, a criança pode se interessar mais por outro idioma e assim compreender a pronúncia das palavras e despertar a curiosidade para estudar sobre o assunto.

Para crianças que já estão cursando aulas de outros idiomas, uma alternativa interessante é assistir séries e filmes infantis com a legenda da língua que ela estiver aprendendo, pois isso também é eficaz no aprendizado.

Não tente forçar outro idioma e sempre relacione o aprendizado com atividades divertidas

A criança se interessa muito mais pelo o que é divertido para ela, portanto, se ela achar entediante o processo de aprender outro idioma, o recomendado é não forçar.

É o que diz a professora Sylvia de Moraes Barros, diretora de uma rede especializada no ensino de inglês para crianças: “Sempre relacione o idioma a atividades divertidas, prazerosas e fáceis. Se a criança se sentir forçada a aprender, vai desenvolver resistência à língua e criar um bloqueio de aprendizado.”

Uma maneira de evitar com que o aprendizado seja entediante é através de atividades divertidas. Além de todas que foram citadas acima, brincadeiras envolvendo palavras de outros idiomas e aprender com outras crianças também ajuda.

Outra atividade divertida é cozinhar seguindo uma receita em outro idioma. Chamar o filho para cozinha e depois listar os nomes dos ingredientes numa língua estrangeira ajuda a criança a expandir o seu leque de palavras conhecidas e é mais uma atividade divertida em família.

Lembre-se de não tentar pular etapas

É preciso entender sempre que as crianças não vão aprender um novo idioma repentinamente e que o processo precisa ser acompanhado por profissionais que são especializados no assunto.

Há vários cursos que oferecem cobertura completa para os alunos no quesito online e o English Live é um deles. Para as crianças, a possibilidade de ter aula a qualquer hora do dia é uma grande vantagem, pois é possível encaixar os horários de acordo com os seus afazeres.

Ter a possibilidade de conter aulas a qualquer hora do dia também se encaixa no fato de que dá a opção da criança dar o impulso para aprender outra língua. Dessa maneira, ela pode realizar os estudos no momento que mais se sentir à vontade e sem ficar restrito a horários indesejados.

Sem pular etapas e de maneira totalmente natural e acompanhada de profissionais da área, a criança tem tudo para aprender um ou mais idiomas ao tornar tudo isso uma atividade divertida e descontraída.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.