Dicas

O que estudar para passar em concurso público?

17 de janeiro de 2019

Passar em um concurso público é o objetivo de muitas pessoas que sonham em conseguir um emprego estável. Porém, as provas geralmente são complicadas e até parece um sonho difícil de realizar. Mas, na verdade, tudo depende da forma como você estuda e da sua preparação para realizar a prova. Portanto, é importante saber o que estudar para passar em concurso público.

É comum muitos candidatos a concursos se sentirem perdidos na hora de reunir o material necessários para estudar. De fato, a tarefa de selecionar um bom material de estudo pode gerar várias dúvidas. Neste artigo vamos oferecer um caminho para sua jornada em busca do cargo de funcionário público. Aqui você vai saber quais matérias deve estudar para não perder tempo com conteúdos irrelevantes.

Passar em um concurso público é o objetivo de muitas pessoas

Matérias gerais

Língua Portuguesa: Essa é a matéria que mais elimina candidatos, pois muita gente deixa de estudar pensando que já sabe tudo sobre português só porque falamos essa língua ou porque estudamos na escola. Mas não se engane, é preciso estudar muito essa matéria, pois é uma disciplina básica em qualquer concurso público e não é cobrada de forma fácil.

Raciocínio Lógico: Pouca gente gosta de matemática, e esse é mais um motivo para se dedicar a esse assunto na hora de estudar para um concurso público. Raciocínio lógico matemático também é uma das matérias cobradas em qualquer concurso que você fizer e desclassifica muita gente.

Direito Constitucional: Calma! Você não precisa decorar milhões de artigos e leis, nada disso. Essa matéria é basicamente a mãe de todos os direitos, então a ideia é entender que sua vida e toda a sociedade é regida por leis. O material básico para essa disciplina é a própria Constituição Federal, e está disponível gratuitamente no site do Planalto.

Direito Administrativo: Para se tornar um servidor público você vai precisar dessa matéria para estar ciente de tudo que acontece na Administração Pública, o que no caso, será seu possível local de trabalho.

Informática: Não se engane achando que você sabe tudo sobre informática só porque passa o dia navegando na internet. Saiba que na prova não serão abordadas questões referentes a acesso em redes sociais. Os assuntos de informática que são cobrados nos concursos públicos são bem diferentes do que estamos habituados no dia a dia. Por isso, estude os assuntos que constam no edital. Geralmente estão relacionados ao pacote Office (Microsoft Word, Excel, etc).

Matérias específicas

Inicialmente você deve começar seus estudos pelas matérias básicas, gerais, e só depois ir para as matérias específicas, pois as matérias acima são a base para sua preparação. Depois de ter um bom domínio sobre essas matérias você pode começar as específicas do concurso escolhido.

Porém, deixe para estudar essas mais perto da data da prova. Por exemplo, se você escolhe o concurso público de certo órgão e vai estudar sua legislação muito cedo, pode acabar perdendo tempo, pois as leis mudam frequentemente.

Matérias focadas em uma área

Depois de escolher sua área de atuação e ter todo o conteúdo principal em mente, começar a estudar assuntos focados na área que escolheu poderá ajudar você bastante a sair na frente dos outros candidatos. É muito importante você saber desde o começo qual será sua metodologia de estudo, e assim focar diretamente numa área específica.

Material para concurso download

Vale lembrar que todo o conteúdo de cada uma das matérias estará presente no edital, então nunca deixe de conferi-lo antes de começar a estudar para passar em concurso público. Depois que conferir seu edital, você precisa de material para concurso download.

Para isso, existem cursos online, e também muitos sites que oferecem materiais para download em forma de pdf, áudio e vídeo. Além disso, no Youtube você pode encontrar vídeo-aulas para lhe ajudar a estudar. A internet é uma ótima fonte de materiais para estudos, basta procurar e se preparar bem para o seu concurso público.

Conclusão

Por fim, esse artigo citou matérias e não os conteúdos que caem nas provas de concursos. Isso porque cada concurso público possui as suas particularidades, o que faz ser diferente o objetivo de cada estudo. Portanto, não deixe de conferir o edital do concurso que você pretende fazer.

Nesse documento consta os cargos e números de vagas disponíveis. Além disso, toda a bibliografia, ou seja, os temas e autores indicados para consulta. Então, use essas informações para guiar seus estudos. Pesquise também na internet materiais para download, bem como vídeo-aulas e qualquer outro conteúdo que possa ajudar você a passar no concurso público desejado.

Saiba que você vai concorrer por uma vaga com outros candidatos bem preparados. Por isso, estude o suficiente para ter um bom desempenho e passar na prova. Então, se você ainda tinha dúvidas sobre o que estudar para passar em concurso público, agora já sabe.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.