Quais são as 7 áreas da Filosofia?

17 de junho de 2020

Vai prestar vestibular esse ano e quer escolher um curso de humanas? Então talvez uma boa ideia conhecer bem as suas opções. No artigo de hoje, por exemplo, vamos explicar quais são as áreas da Filosofia que você vai encontrar ao longo dessa graduação.

Afinal, essa é uma das mais antigas ciências da humanidade e possui uma história de milhares de anos. Por isso, muitas escolas já se desenvolveram e você vai ter que estudar tudo isso (ou boa parte, pelo menos) se escolher essa faculdade.

areas da filosofia

Aliás, não deixe de fazer a sua matrícula na Estácio assim que terminar de ler esse artigo. A instituição tem um excelente curso de Filosofia, com disciplinas sobre todas as áreas que vamos mostrar aqui!

O que é Filosofia?

Antes de mais nada, vale definir o que é Filosofia do ponto de vista acadêmico. Afinal, muita gente acha que adora filosofar. Mas não sabe que essa é uma área do conhecimento com muitos autores e que depende de métodos de estudo muito variados.

Não se trata apenas de divagar sobre o que você acha. Mas compreender os argumentos por trás dos debates e conhecer os pensadores que já refletiram sobre o tema anteriormente.

Além disso, essa ciência se dedica às questões fundamentais dos seres humanos: nossa existência, valores, crenças, linguagem, natureza, entre outros temas complexos. Então se você quiser estudar Filosofia, vai ter que ler e estudar bastante.

Mas apesar disso, essa também é uma categoria muito rica e abrangente, que pode acrescentar muito para a sociedade. Então, se você está pensando em seguir por essa formação, continue lendo. A seguir, vamos mostrar algumas das áreas da Filosofia na qual você pode se especializar!

7 áreas da Filosofia para conhecer

1 – Metafísica

A Metafísica é uma das áreas da Filosofia mais antigas. Ela debate questões que ultrapassam o mundo físico ou sensorial. Ou seja, vão além daquilo que podemos ver e sentir. Ela busca uma interpretação sobre o mundo, a natureza e tudo aquilo que constitui a realidade.

A definição dessa disciplina não é muito fechada, tanto que nos escritos do próprio Aristóteles ela aparece de formas diferentes. Mas basicamente, estuda as leis gerais do universo.

2 – Ética

Também chamada de Filosofia Moral, essa é uma área que estuda o conjunto de valores de um indivíduo ou de um grupo de pessoas. Seu nome, Ética, vem do grego e quer dizer “caráter”, “costume” ou “hábito”.

Mas na Filosofia Antiga, a disciplina abrangia uma série de estudos que buscavam encontrar a melhor forma de viver em sociedade. Por isso, muitos escritos da época incluem temas que hoje entram nos estudos de Antropologia, Psicologia, Sociologia, Economia, Pedagogia, entre outros segmentos das Ciências Humanas.

Alguns dos pensadores que debateram sobre a ética foram Sócrates, Platão e Aristóteles, na Antiguidade. Além de Espinoza, durante o Renascimento.

3 – Lógica

Já a Lógica se preocupa com a estrutura do raciocínio que leva a determinados argumentos. Ela busca um pensamento sem contradições, puramente racional, que consiga resolver problemas de maneira efetiva.

Desta forma, ela não é apenas uma disciplina em si. Mas também um método a ser aplicado no estudo das diversas áreas da Filosofia.

4 – Epistemologia

Já a Epistemologia, também conhecida como teoria do conhecimento, debate as questões em torno do saber humano. Nessa disciplina, os filósofos se preocupam em compreender as etapas, os métodos e os limites do conhecimento científico. Para isso, ela busca desenvolver conceitos como “verdade” e “crença”, por exemplo.

5 – Estética

Todas essas áreas da Filosofia pareceram abstratas demais para você até agora? Talvez você se interesse pela Estética, a disciplina voltada para estudar a beleza, a arte e as ideias de obra e criação artística. Além de compreender o impacto da arte na sociedade.

A palavra origina do grego aisthetiké, que significa “aquele que nota, que percebe”. Ou seja, você vai trabalhar com objetos de estudo um pouco mais concretos e que podem estar ao seu redor.

Entre os filósofos que se dedicaram a essa questão, podemos citar Sócrates, Platão, Aristóteles, além dos mais modernos, como Kant e Hegel.

6 – Filosofia da História

Para quem está em dúvida se deve cursar Filosofia ou outro curso de Humanas, pode ser que essa disciplina seja a solução. A Filosofia da História estuda os processos históricos e seu desenvolvimento. Ou seja, debate, de um ponto de vista temporal, a existência humana nos seus contextos sócio-políticos e culturais.

7 – Política

Por último, chegamos à Política, uma área da Filosofia dedicada a compreender as relações entre a vida em sociedade e o poder. Ela debate temas como regimes de governo, modelos de justiça e conceitos como liberdade e democracia.

Seu nome origina do grego Pólis, que quer dizer cidade. Afinal, a Filosofia Política ocidental, que conhecemos hoje, surgiu na organização social das cidades gregas. Mas ela também evoluiu muito desde então, com filósofos como Nicolau Maquiavel e Jean-Jacques Rousseau.

Gostou de saber mais sobre as áreas da Filosofia? Então acesse já o portal da Estácio e conheça mais sobre o curso!

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.