No estudo das funções, as relações entre variáveis são fundamentais para compreendê-las. As funções associam cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro. Para resolver problemas complexos, é essencial entender o comportamento e a representação gráfica dessas funções.
O domínio e a imagem de uma função são conceitos importantes que ajudam a definir as variáveis envolvidas. Além disso, o reconhecimento de diferentes tipos de funções, como lineares, quadráticas e exponenciais, pode facilitar a resolução de questões. Uma boa prática é aplicar os conceitos em situações do cotidiano.
A interpretação de gráficos e tabelas também é crucial na análise de funções. Saber como extrair informações a partir dessas representações possibilita uma compreensão mais aprofundada dos problemas propostos.
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01) Um estudante está analisando a função f(x) = 2x² – 4x + 1. Ele deseja encontrar os pontos de interseção da função com o eixo x. Qual é a solução correta para essa questão?
02) Um aluno investiga a função linear f(x) = 3x + 5 e deseja encontrar a imagem de x = -2. Como pode proceder para resolver isso?
03) Em uma aula sobre funções quadráticas, o professor apresenta a função g(x) = x² – 6x + 8 e pergunta pelo vértice da parábola. Qual é a coordenada correta do vértice dessa função?
04) Durante uma pesquisa, um estudante determinou a função h(x) = 5x – 7 e deseja saber qual é o valor de x para o qual h(x) será igual a 8. Como ele pode encontrar esta informação?
05) Um funcionário de uma empresa recebe um bônus em relação à sua produtividade, segunda a função de rendimento p(x) = 20x² + 150. Qual é o rendimento quando a produtividade é 2? Como ele pode encontrar isso?
06) A função s(x) = -2x + 4 representa a quantidade de um produto após x meses. Qual é a quantidade de produto restante após 1 mês e como podemos encontrar esse valor?
07) Um estudante observa que a função t(x) = 4x – 12 é usada para determinar a temperatura em um processo. Qual é a temperatura quando x = 4? Como o estudante pode chegar ao resultado correto?
08) Um analista aplica a função exponencial v(x) = e^(x/3) para calcular o crescimento de uma população. Qual valor de v tem x = 6?
09) Um estudante deve calcular a soma dos valores da função f(x) = x³ – 3x² + 2 para x = 1 e x = 2. Como ele pode encontrar esses valores?
10) A função q(x) = x² + 2x – 3 é proposta para o estudante. Ele deseja saber quais valores de x tornam a função igual a zero. Como ele pode encontrar as soluções desta equação?


