SiSU 2017

Candidato Sisu pode fazer inscrição para Prouni

20 de janeiro de 2017
Avalie esta postagem

Candidato Sisu pode fazer inscrição para Prouni, que é o Programa Universidade para Todos e concede bolsas integrais e parciais em Universidades e Faculdades de iniciativa privada.

Candidato Sisu pode fazer inscrição para Prouni?

Conforme informações do MEC, o candidato inscrito no Sisu poderá fazer sua inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni); desde que atenda aos critérios do programa.

No primeiro semestre de 2017, Sisu e Prouni adotam o Enem de 2016 como critério para seleção dos candidatos.

Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

A pré-seleção em qualquer das chamadas do Prouni assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, condicionando o efetivo usufruto à regular participação e aprovação nas fases posteriores do processo seletivo.

O estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

O bolsista do Prouni poderá se inscrever no Sisu?

Se o bolsista tiver realizado o Enem 2016, poderá realizar sua inscrição no Sisu. Mas se ele for selecionado pelo Sisu, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado; pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Sisu, Fies e Prouni 2017 Cronograma

A nota do Enem 2016 poderá ser usada pelos candidatos para tentar vaga em universidade pública, bolsas ou financiamento em instituições particulares. Abaixo, confira o calendário divulgado pelo MEC e saiba o que você pode fazer com a sua nota:

Sisu, Sistema de Seleção Unificada

Sistema on-line que reúne vagas de graduação em universidades federais e estaduais públicas.

Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As inscrições serão de 24 a 27 de janeiro.

Prouni, Programa Universidade para Todos 

É o sistema on-line que reúne vagas de bolsas de estudo em cursos de graduação em universidades particulares.

Nele os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais. As inscrições serão de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Fies, Financiamento Estudantil

É o sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares.

Nele os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes poderão pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal. As inscrições serão de 6 a 9 de fevereiro.

Consulte outras Instituições que já lançaram vagas para o Sisu edição 2017.

Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu

As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, DireitoEngenharia e Administração.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply anderson 27 de janeiro de 2017 at 22:34

    estudar

  • Leave a Reply