Sisu 2021: USP cursos, vagas e como participar

28 de setembro de 2020

A Universidade de São Paulo (USP) utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar candidatos, para mais de 2.800 vagas de cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A USP participa somente do SiSU do primeiro semestre, e o sistema utiliza sempre o Enem do ano anterior, ou seja, o processo seletivo de 2020 utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019.

Vagas e Cotas

A oferta da USP para o SiSU é de 2.830 vagas a cada edição, cujas oportunidades contemplam 169 dos 215 cursos da universidade. As graduações estão presentes em São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Do total de vagas, a USP destina 2.160 para as ações afirmativas (cotas próprias da universidade). Os cotistas se dividem em Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

O detalhamento das vagas, cotas e locais de oferta no Termo de Adesão ao SiSU, documento que é publicado no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP a cada edição da seleção. Veja as informações do Sisu 2020 da USP.

As 8 mil vagas da USP são oferecidas por meio do Vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

Cursos que não são oferecidos por meio do SiSU

Os cursos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Música não participam do SiSU e possuem ingresso pelo Vestibular da Fuvest, com exigência da aplicação de provas de habilidades específicas.

Notas e Pesos

A USP exige notas mínimas para cada área do conhecimento do Enem, valor que muda de acordo com o curso escolhido. Veja o exemplo de Medicina, em São Paulo/SP:

– Nota mínima para Medicina: 500 pontos em cada prova/área do Enem

 Pesos para Medicina

  • Redação: 2;
  • Linguagens e Códigos: 2;
  • Ciências Humanas: 2;
  • Ciências da Natureza: 4;
  • Matemática: 3

O estudante que obtiver 500 pontos em cada uma das áreas poderá se inscrever para Medicina no SiSU/USP. As provas serão multiplicadas pelos pesos das respectivas disciplinas, conforme exemplificado abaixo:

  • Redação: 2×500 = 1.000 pontos;
  • Linguagens e Códigos: 2×500 = 1.000;
  • Ciências Humanas: 2×500 = 1.000;
  • Ciências da Natureza: 4×500 = 2.000;
  • Matemática: 3×500 = 1.500

Como funciona o SiSU?

Os candidatos interessados em concorrer às vagas da USP no SiSU terão que fazer a inscrição na edição do primeiro semestre, logo após a divulgação do resultado do Enem. O cadastro é realizado por meio do site sisu.mec.gov.br; sendo necessário informar o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso à Página do Participante.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, escolha que pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição.

Resultado

O resultado do SiSU é divulgado geralmente em até três dias após o prazo de inscrição e os candidatos selecionados  terão um período para que possam fazer a matrícula na USP. Os concorrentes que não forem chamados poderão participar da lista de espera, inscrição que é feita no próprio site da seleção.

A lista de espera é repassada para USP, que ficará responsável por divulgar quantas chamadas forem necessárias até o preenchimento das vagas oferecidas na seleção.

No Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.