Sisu

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

14 de março de 2017

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, criada em 1953 e transformada em autarquia federal em 1972, hoje a UFTM está sediada em Uberaba, contudo, beneficia todo o Triângulo Mineiro.

Atualmente, a instituição oferece mais de 25 cursos de graduação para cerca de quatro mil estudantes da região. Além disso, cerca de 500 técnico-administrativos, 400 docentes e 200 servidores terceirizados trabalham no complexo universitário da instituição.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Campus Sede

Situado na Avenida Frei Paulino, nº 30, Bairro Abadia, Uberaba – MG
(34) 3318-5000

Cursos oferecidos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Português/Espanhol), Letras (Português/Inglês), Matemática, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho.

Formas de ingresso na UFTM

Vestibular Tradicional

O Vestibular da UFTM é aplicado nas cidades de Uberaba, São Paulo e Belo Horizonte em duas etapas: prova de Conhecimentos Gerais com 86 questões objetivas e prova de Conhecimentos Específicos com 20 questões dissertativas de cada disciplina, além de Redação. O Processo Seletivo acontece semestralmente e é coordenado pela Vunesp.

Sistema de Cotas 

Com a vigência da Lei 12.711, que regulamenta a lei das cotas nas instituições federais, a UFTM destina 12,5% de suas vagas para candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio na rede pública.  A opção de cotista deve ser feita em questionário, durante a prova de conhecimentos gerais.

Sisu 

Ela utiliza o Sisu para ingresso de calouros em seus diversos cursos de graduação. Ela oferece anualmente 1004 vagas para o Sisu; sendo 501 vagas ofertadas no Sisu – ampla concorrência e 503 vagas ofertadas no Sisu – Lei nº 12.711/2012. O número de vagas pode variar a cada ano letivo.

Enem

Candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar o desempenho obtido na parte objetiva do Exame na composição da nota do vestibular da UFTM. O resultado do Enem pode ser utilizado para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais, aplicada como primeira fase do processo seletivo.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply