Muitos brasileiros desejam criar uma reserva de emergência ou até mesmo receber os seus ganhos em uma poupança Caixa.
Afinal, a Caixa Econômica Federal é, sem dúvidas, um dos bancos mais tradicionais do país. Bem como, a sua reputação é muito comentada e valorizada nacionalmente.
Principalmente após o início da pandemia do novo coronavírus, diversas pessoas notaram a importância de não gastar tudo o que ganha.
Dessa forma, a busca por investimentos e poupança, cresceu muito nos últimos meses. E você, deseja saber mais sobre o assunto?
Que tal poupar um pouquinho todos os meses em prol de um sonho? Leia nosso artigo completo sobre a poupança Caixa agora e domine o tema! Tenha uma excelente leitura!
Funcionalidades dessa poupança
Antes de mais nada, saiba que a caderneta de poupança é uma das formas mais seguras de você guardar o seu dinheiro.
Nesse sentido, o serviço ofertado pela Caixa Econômica Federal é um dos melhores do país. Conheça as características dessa modalidade de conta agora:
- Primeiramente, essa conta não tem tributação sobre os valores em depósito. Ou seja, ela é isenta de IOF e também de Imposto de Renda;
- Bem como, não existe um valor mínimo de aporte inicial e nem de aporte mensal (como é o caso de outros tipos de investimentos);
- Ademais, não existe cobrança de nenhuma taxa de administração;
- Por fim, para sacar valores, não existe nenhum limite de valor, nem mínimo e nem máximo.
Afinal, como posso abrir uma poupança na Caixa Econômica Federal?
De antemão saiba que existem atualmente 3 modalidades de poupança da Caixa, são elas:
- Poupança Caixa Fácil;
- Poupança Azul;
- Poupança Integrada.
Veja detalhes sobre cada tipo de conta agora:
Poupança Caixa Fácil
Essa modalidade de poupança é super simples de abrir e costuma ser bastante utilizada por pessoas que recebem benefícios do governo, como o Bolsa Família, por exemplo.
Poupança Azul
Em contrapartida, a poupança azul existe para atender aos dependentes de pessoas, como crianças, por exemplo.
Poupança Integrada
Por fim, temos a conta poupança integrada. Como o próprio nome já diz, essa modalidade existe para atender pessoas que já têm conta corrente na Caixa Econômica Federal.
Afinal, o que preciso para abrir a poupança?
Atualmente, a Caixa não permite que o cliente abra uma conta poupança pela internet. Nesse sentido, você deverá realizar esse procedimento presencialmente.
Assim, é possível abrir a sua poupança em casas lotéricas, agências da Caixa ou em um correspondente bancário Caixa Aqui.
Nesse sentido, para fazer a abertura corretamente, leve a sua carteira de identidade, comprovante de residência e CPF.
A Caixa não exige nenhuma comprovação de renda para a realização dessa abertura. Bem como, não pede nenhum dado pessoal por telefone. Desse modo, se isso ocorrer com você, não informe nada e contate o banco imediatamente.
Afinal, há riscos de que se trate de fraudes e/ou golpes.
De quanto preciso para realizar esse procedimento?
Sob o mesmo ponto de vista, saiba que a Caixa não exige nenhum valor mínimo para abrir a sua conta poupança na instituição.
Dessa forma, você pode abrir a conta com 10 ou 1000 reais, pois isso fica a seu critério. Além disso, conforme comentamos acima, é possível colocar todos os meses ou semanas o valor que você desejar e/ou puder.
Assim, você não corre o risco de se enrolar ao fazer a sua poupança, não é mesmo?
Ah! Entretanto, tenha atenção e evite deixar a sua conta zerada. Afinal, caso ela fique com saldo 0 e sem movimentação por mais de 6 meses, será encerrada automaticamente pelo sistema.
Rentabilidade da Poupança Caixa
Ao passo que você conhece a poupança Caixa, veja só quanto ela rende. Primeiramente, saiba que a rentabilidade dessa conta acompanha a Taxa SELIC.
Nesse sentido, os seus ganhos serão de acordo com o esquema a seguir:
- Sempre que a Taxa SELIC for maior que 8,5% a.a. (ao ano), seu rendimento será Taxa Referencial (TR) + 0,5 a.m. (ao mês);
- Contudo, se a Taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% a.a. (ao ano), seu rendimento será Taxa Referencial (TR) + 70% dessa Taxa SELIC.
Como fazer uma boa reserva de emergência?
Por fim, se você deseja abrir a sua poupança Caixa para juntar uma boa grana, que tal investir em uma reserva de emergência?
Nesse sentido, muitos especialistas orientam que a reserva deve ser um dinheiro que permite a sua sobrevivência (com a família) em torno de 6 meses a um ano.
Desse modo, se vocês precisam de 4 mil por mês para se manterem, devem ter uma reserva de 24 mil reais a 48 mil reais. Assim, em qualquer problema vocês terão tempo para um “respiro”.
Você gosta de matérias sobre contas bancárias e sobre assuntos relacionados ao dinheiro?
Se sim, assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre cartões de crédito e débito, instituições bancárias e outras informações sobre economia.
Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão sobre Bolsa Família, FGTS, INSS, entre outros! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!